Publicado em Deixe um comentário

Sensores (Câmeras) para Drones e RPAs

Boa tarde Galera, Hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de Sensores (câmeras)

Eles são utilizados para aerofotogrametria com os conhecidos Drones e Vants/RPAs.

Basicamente temos três grupos de Sensores mais utilizados:

  1. RGBs,
  2. NIR,
  3. Multispectral,

Abaixo abordaremos as características de cada um:

Sensores RGB:

Imagem feita com Sensores RGB
Imagem de Sensores RGB

A sigla RGB significa RED, GREEN , BLUE, que em português são Vermelho, Verde e Azul. Eletronicamente com essas três cores podemos reproduzir qualquer cor que desejarmos. É o sistema de cores utilizados pelas câmeras convencionais, assim como nos nossos celulares. Com as imagens adquiridas através de um sensor RGB de boa qualidade, podemos fazer ortomosaicos, renderizar mapas 3d identificar alguns tipos de pragas e infestações.

 

Sensores NIR( Near Infra Red)

Imagem de Sensores NIR
Imagem de Sensores NIR

Esta câmera utiliza sensores que captam imagens com ondas verde, vermelho e infravermelho próximo (NIR), portanto possibilita a verificação do estado nutricional da cultura por exemplo. Vale ressaltar que algumas conversões podem trocar o espectro vermelho pelo azul.

A clorofila produzida pelas plantas e outros tecidos vegetais são pigmentos verdes que, durante o estado de fotossíntese, atuam como fotorreceptores (refletem luzes não visíveis a olho nu). Dessa maneira, são identificadas na imagem como plantas saudáveis.

As imagens geradas por esta câmera permitem a aplicação do índice NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), que em português significa Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, é este índice que permite as análises taxas de fotossíntese das plantas. A utilização deste índice nas imagens da câmera NIR proporciona a verificação da saúde e desenvolvimento da cultura.

O índice atua como um filtro sob a imagem e mostra colorações na imagem como um “mapa de calor”. Normalmente são imagens em tons de verde, amarelo e vermelho, onde:

  1. Tons de verde são plantas em processo de fotossíntese (saudáveis),
  2. Tons de amarelo indicam algum problema (indicadores de estresses),
  3. Tons de vermelho são áreas com plantas mortas ou sem vegetação.

 

Sensores Multispectral:

Sensores Multispectrais - Sequoia
Sensores Multispectrais – Sequoia

Uma câmera multiespectral conta com múltiplos sensores e filtros de alta qualidade que interagem com a luminosidade gerada pelas plantas (invisível a olho nu) para captar diferentes bandas com largura estreita, com o propósito de obter mais precisão e qualidade na imagem captada.

Semelhantemente aos sensores convertidos para NIR , o Multispectral é um sensor “5 em 1” que permite também, a utilização de outros índices e analisar problemas mais específicos. Contudo a diferença dos Sensores Multispectrais para os NIRs, é a possibilidade de verificar uma suspeita e descobrir o problema somente com análise nas imagens. Com a NIR você consegue enxergar o problema, porém não sabe o tipo de estresse que está ocorrendo no local. Portanto o Sensor Multispectral pode ser mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *